Page Nav

HIDE

Últimas

latest

Ads Place

Comitiva brasileira embarca para turnê internacional dos Concertos pela Paz

Foto/ Imagem:  Divulgação/ Mike Torres A Orquestra Criança Cidadã (OCC) embarcou na última quinta-feira (25) para a Coreia do Sul, onde dará...

Foto/ Imagem:  Divulgação/ Mike Torres

A Orquestra Criança Cidadã (OCC) embarcou na última quinta-feira (25) para a Coreia do Sul, onde dará início à turnê internacional dos Concertos pela Paz 2025. O projeto, consolidado desde 2023 como uma ponte cultural entre povos em conflito, busca difundir uma mensagem de união por meio da música.

A saída ocorreu no Aeroporto Internacional do Recife, às 12h35, com destino inicial a São Paulo. De lá, o grupo seguiu para Adis-Abeba, capital da Etiópia, e, posteriormente, para Seul com chegada à Ásia no sábado, dia 27 de setembro, às 16h (horário local).

A abertura da turnê acontece nesta terça-feira, dia 30 de setembro, às 19h30, no Youngsan Art Hall, em Seul. Sob regência do maestro José Renato Accioly, jovens músicos da OCC, acompanhados por convidados internacionais, apresentarão um repertório que simboliza esperança e fraternidade entre os povos.

A comitiva brasileira é formada por 11 alunos de cordas e percussão, além de um professor de violoncelo e equipe técnica. Em Seul, o grupo reencontrará o pernambucano Antonino Tertuliano, ex-integrante da OCC e hoje contrabaixista residente na Coreia.

O elenco da turnê é marcado pela diversidade: duas sul-coreanas, uma norte-coreana, um russo, dois ucranianos, dois israelenses e dois iranianos se unem aos brasileiros no palco, representando diferentes nações em diálogo musical.

Após a estreia na Coreia do Sul, os Concertos pela Paz seguem para o Japão. No dia 4 de outubro, serão realizadas duas apresentações em Hiroshima, uma no Parque Memorial da Paz e outra no YMCA Cultural Center. Em seguida, no dia 5, a orquestra se apresenta em Osaka.

A agenda será concluída na Europa. No dia 7 de outubro, os músicos sobem ao palco da Basílica de Santa Croce in Gerusalemme, em Roma. Já no dia 8, o concerto será na Praça de São Pedro, no Vaticano, reforçando o caráter universal do projeto.

Idealizado pelo juiz de Direito João Targino, criador e coordenador da Orquestra Criança Cidadã, os Concertos pela Paz têm patrocínio do Governo de Pernambuco, da Embratur e do Banco do Nordeste. A iniciativa conta ainda com apoio do Ministério da Unificação da Coreia, da Embaixada do Brasil em Seul, da Prefeitura de Hiroshima e de outras instituições nacionais e internacionais.

Em 2025, a turnê também celebra os 80 anos do ataque nuclear ao Japão e os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Para os jovens músicos, a experiência representa mais do que um intercâmbio cultural: é a oportunidade de levar uma mensagem de paz e esperança a diferentes povos e continentes.


Com informação da Assessoria

Nenhum comentário

Latest Articles