A partir desta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa anunciou a ampliação da vacinação contra a deng...
A partir desta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue, abrangendo agora pessoas entre 6 e 16 anos. A medida é temporária e visa evitar o desperdício de lotes de vacinas que estão prestes a vencer.
A decisão surge após um comunicado da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que autorizou a ampliação da faixa etária em todos os municípios do estado. Isso se deve ao grande número de doses com validade até 30 de abril.
Inicialmente direcionada para crianças entre 11 e 14 anos, a vacinação teve uma adesão aquém do esperado, colocando em risco os estoques disponíveis. Assim, a ampliação foi considerada necessária para evitar perdas.
Embora a prioridade ainda seja para crianças entre 10 e 14 anos, a ampliação está condicionada à identificação de risco de perda devido ao prazo de validade. Segundo a SES-PB, a medida segue uma nota técnica do Ministério da Saúde e é vista como uma estratégia temporária.
João Pessoa adotou a ampliação inicial para jovens entre 6 e 16 anos, mas há a possibilidade de estender a faixa etária, incluindo pessoas entre 4 e 59 anos, cuja eficácia e segurança da vacina foram comprovadas por testes.
É importante ressaltar que a medida visa otimizar a utilização das doses disponíveis e proteger a população contra a dengue, reforçando a importância da vacinação como uma ferramenta fundamental no combate a doenças transmitidas por mosquitos.
* Com informação da Assessoria e imagem de Rogério Vidmantas/ Prefeitura de Dourados
Nenhum comentário