A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe tem início em Fortaleza, trazendo consi...
A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe tem início em Fortaleza, trazendo consigo a oportunidade para toda a população, a partir dos seis meses de idade, receber a imunização nos postos de saúde. Esta expansão da campanha visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente durante este período sazonal em que as infecções respiratórias tendem a aumentar.
Desde o início da campanha, em 11 de março, até a última quinta-feira, um total de 197.606 doses foram administradas no público-alvo na capital cearense, demonstrando um esforço contínuo das autoridades de saúde em garantir a proteção da população.
Inicialmente direcionada aos grupos prioritários, a vacinação é crucial para a redução dos casos da doença, especialmente entre pessoas com condições de saúde vulneráveis, contribuindo para a prevenção de hospitalizações e óbitos, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, conforme destacado pelo secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo.
"Devido às constantes mutações do vírus da gripe, é fundamental receber a vacina anualmente para manter a proteção. Por esse motivo, a composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com as cepas do vírus em circulação, conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS)", ressalta o secretário.
Os locais de atendimento para a vacinação estão disponíveis em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, os locais de atendimento podem ser consultados nos canais oficiais de comunicação.
Para receber a imunização, os usuários devem apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.
A vacina contra a Influenza, também conhecida como vacina contra a gripe, é um dos imunobiológicos mais importantes para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza. Ela é formulada para proteger contra os tipos mais comuns de vírus (A, tipos H1N1 e H3N2; e B) que circulam a cada ano. Além disso, os imunizantes são trivalentes e podem ser administrados simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.
Nenhum comentário