Foto/ Imagem: Divulgação/ Kennedy Saldanha Em um mundo cada vez mais conectado e digital, preservar e promover as tradições populares é fun...
Em um mundo cada vez mais conectado e digital, preservar e promover as tradições populares é fundamental para fortalecer a identidade e os laços comunitários das crianças e adolescentes. Pensando nisso, será lançado oficialmente nasta terça-feira, 12 de agosto, o Projeto Escola de Tradições e Cultura Popular – PETECCA.
Com duração prevista de sete meses, o PETECCA tem como público-alvo crianças e jovens de 6 a 16 anos, e oferecerá ações formativas focadas na cultura e nas tradições populares cearenses. As atividades acontecerão em espaços estratégicos: na sede do Projeto Criança Feliz, em Fortaleza, e na Casa das Artes e no distrito de Tiracanga, em Canindé.
Segundo a coordenadora Paula Silveira, o projeto não se limita a resgatar o passado, mas é um investimento no futuro das infâncias. “Queremos que as crianças e adolescentes conheçam na prática a riqueza e a diversidade das tradições que fazem parte de suas comunidades, promovendo o senso de pertencimento e estimulando a criatividade e a expressão,” explica.
Em Fortaleza, o PETECCA atenderá 30 alunos, organizados em módulos temáticos que envolvem brincadeiras e jogos populares, danças, música e instrumentos tradicionais, folclore e narrativas orais. O projeto prevê uma grande celebração de encerramento, com apresentações que envolvem as famílias e valorizam a cultura local.
Já em Canindé, na Casa das Artes e no distrito de Tiracanga, 25 alunos participarão de oficinas de 60 horas/aula, com atividades que abrangem jogos, danças, musicalidade, folguedos, figurinos e adereços, além de oficinas vivenciais chamadas terreiradas, aproximando os jovens do universo cultural popular.
O PETECCA também terá consultoria especializada para garantir acessibilidade, com tradução em Libras, audiodescrição, legendagem, adaptação de espaços para pessoas com deficiência motora e a inclusão de profissionais com deficiência na equipe.
O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Federal nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
O lançamento ocorrerá no dia 12 de agosto, às 13h30, na sede do Projeto Criança Feliz, localizada na Rua Gaudioso de Carvalho, 302, bairro Floresta, Fortaleza.
Com o PETECCA, a cultura popular cearense ganha um espaço para ser vivida, compartilhada e reinventada pelas novas gerações, fortalecendo a identidade e o vínculo comunitário das infâncias.
Com informação da Assessoria
Nenhum comentário