Foto de Antonio Melcop Fernando de Noronha realizará na próxima terça-feira (14), a 1ª Conferência do Meio Ambiente, evento que integra a 5ª...
Fernando de Noronha realizará na próxima terça-feira (14), a 1ª Conferência do Meio Ambiente, evento que integra a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e visa discutir a crise climática e promover a participação ativa da população local. A conferência acontecerá das 9h às 18h, no auditório da Erem Arquipélago, e buscará propor soluções para os desafios ambientais do arquipélago.
O evento, com o tema “Emergência climática - o desafio da transformação ecológica”, abordará a mudança do clima através de cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação a Desastres, Governança e Educação Ambiental, Justiça Climática e Transformação Ecológica. A principal meta é apresentar dez propostas prioritárias, duas para cada eixo, que serão enviadas para a etapa estadual da CNMA, além de eleger a delegação que representará Fernando de Noronha na conferência estadual.
A administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, destacou a importância do evento para fortalecer a política pública de proteção ambiental do arquipélago. "A conferência nos possibilita aperfeiçoar os rumos, corrigir trajetos e verificar a importância de estarmos integrados", afirmou. Ramon Abelenda, gerente de Meio Ambiente de Noronha, reforçou a importância da participação de todos os segmentos da comunidade local, incluindo moradores tradicionais, trabalhadores, jovens e estudantes. "A realização da Conferência Distrital do Meio Ambiente na ilha é um marco", disse Abelenda, lembrando que o evento também permitirá ouvir as propostas da comunidade sobre alternativas para o enfrentamento da emergência climática.
A conferência terá uma programação variada, começando com o credenciamento dos participantes às 8h, seguido de uma dinâmica sobre os cinco eixos temáticos. Durante a manhã, serão formados grupos de trabalho (GTs) para discutir as propostas, e, à tarde, a plenária apresentará as propostas para deliberação e elegerá a delegação que representará o arquipélago na próxima etapa. A comissão organizadora do evento conta com a Administração de Fernando de Noronha, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e outras entidades locais e estaduais.
Com esta iniciativa, Fernando de Noronha reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, buscando integrar a comunidade no processo de construção de soluções para a crise climática e fortalecendo o protagonismo popular em decisões ambientais.
* Com informações da Assessoria da Ilha
Nenhum comentário