Page Nav

HIDE

Últimas

latest

Ads Place

Especialista aponta questões para evitar erros na Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda

Desde 2021, o modelo pré-preenchido da declaração de Imposto de Renda trouxe um alívio para muitos contribuintes, simplificando um processo ...


Desde 2021, o modelo pré-preenchido da declaração de Imposto de Renda trouxe um alívio para muitos contribuintes, simplificando um processo que, muitas vezes, pode ser confuso e complicado. No entanto, apesar de sua praticidade, essa opção requer cuidados para evitar possíveis problemas futuros.

Mariana Campagnoni, professora de Ciências Contábeis e Finanças da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ressalta a importância de conferir minuciosamente os dados financeiros presentes na declaração. "Ao preenchermos a declaração, é importante conferirmos se todas as informações lançadas no programa da Receita Federal estão de acordo com o que foi apresentado nas documentações, como é o caso dos informes de rendimentos ou do plano de saúde, por exemplo", alerta a professora.

Além disso, Mariana destaca a relevância de tratar os dados cadastrais com atenção, pois qualquer descuido nesse aspecto pode resultar em problemas, como cair na malha fina. "Informações como endereço e conta bancária também devem estar corretos. Se o contribuinte mudou de endereço, ele deve informar esta mudança no sistema. Se ele adquiriu bens móveis, imóveis ou investimentos, por exemplo, essas informações também devem ser informadas", orienta.

A declaração pré-preenchida está disponível através do programa da Receita Federal IRPF 2024, do aplicativo Meu Imposto de Renda e da plataforma Gov.br. No entanto, é importante observar que apenas usuários com conta gov.br ouro ou prata têm acesso a essa facilidade.

Para aqueles que desejam habilitar a categoria prata no Gov.br, é possível fazê-lo cadastrando o reconhecimento facial, através do internet banking de sua instituição financeira ou via Sigepe para servidores públicos. Já para habilitar a categoria ouro, é necessário vincular dados do título de eleitor, da Carteira de Identidade Nacional ou validar dados do certificado digital.

Portanto, para evitar contratempos e garantir uma declaração de Imposto de Renda precisa e sem complicações, é fundamental que os contribuintes prestem atenção aos detalhes, verifiquem minuciosamente as informações fornecidas pelo sistema pré-preenchido e atualizem seus dados cadastrais conforme necessário. Assim, poderão usufruir dos benefícios dessa facilidade sem correr o risco de incorrer em problemas futuros com o fisco.

 

* Informação da Agência Brasil e imagem da Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Nenhum comentário

Latest Articles