Bancos de todo o Brasil deram início, nesta sexta-feira (15), a um amplo mutirão de negociação de dívidas em parceria com órgãos...
Durante esse período, será possível negociar dívidas em diversas modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, desde que estejam em atraso e não possuam garantias ou tenham prescrito. As negociações podem ser conduzidas diretamente com as instituições financeiras, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, exigindo apenas uma conta no Gov.br, com nível Prata ou Ouro.
Além disso, o Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, centralizará os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e defensorias públicas, simplificando o processo de notificação e mediação com os bancos.
A Febraban assegura que os bancos estão comprometidos em oferecer benefícios e condições mais favoráveis aos clientes, como redução de taxas, prazos estendidos, alterações nas condições de pagamento e migração para modalidades de crédito mais acessíveis, de acordo com as políticas de cada instituição.
Adicionalmente, os consumidores terão acesso a recursos educacionais sobre educação financeira para auxiliá-los na gestão de suas finanças. A Febraban disponibiliza orientações e a lista de instituições participantes do mutirão na página Meu Bolso em Dia.
Por meio do sistema Registrato, do Banco Central, os consumidores podem consultar todas as suas operações financeiras, como empréstimos, contas bancárias, chaves Pix cadastradas e até mesmo dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras, fornecendo uma visão abrangente de sua situação financeira.
Nenhum comentário