Nesta quinta-feira (14), o cenário hídrico do Rio Grande do Norte recebeu uma notícia auspiciosa com o transbordamento do açude ...
Nesta quinta-feira (14), o cenário hídrico do Rio Grande do Norte recebeu uma notícia auspiciosa com o transbordamento do açude público de Encanto e da barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi. Ambos atingiram sua capacidade total, desencadeando o espetáculo natural da sangria.
Esses dados foram confirmados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), órgão responsável pelo monitoramento dos reservatórios vitais para o abastecimento e demais necessidades dos municípios potiguares.
Além desses, o açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, começou a transbordar na última quarta-feira (13), contribuindo para o panorama otimista do estado. Outros reservatórios já testemunharam o fenômeno em 2024, incluindo o açude Santa Cruz do Trairi, o açude Beldroega em Paraú e o açude Pataxó em Ipanguaçu.
Enquanto isso, o açude Dourado em Currais Novos apresenta uma recuperação notável, acumulando 85,32% de sua capacidade total, um aumento substancial comparado aos meros 2,71% registrados em meados de fevereiro.
O açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, também está experimentando uma recarga significativa, atualmente com 15,41% de sua capacidade total, em comparação com os modestos 1,42% há um mês.
As atualizações do Igarn revelam que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do RN, está atualmente em 56,48% de sua capacidade total, enquanto a barragem Santa Cruz do Apodi e a barragem Umari em Upanema também mostram aumentos encorajadores em seus níveis de água, indicando uma melhoria constante na situação hídrica do estado.
Nenhum comentário