Anatel lança serviço de verificador de chamadas para combater golpes financeiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O objetivo é inibir as chamadas falsas e os golpes que utilizam números falsificados de instituições bancárias para obter informações confidenciais dos consumidores, como senhas. Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, explicou como o serviço vai funcionar.
Esse anúncio foi feito durante um evento virtual da agência em comemoração ao Dia da Internet Segura. No evento, Alesandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu dicas sobre como identificar chamadas falsas, especialmente quando dados cadastrais dos consumidores são vazados na internet.
Barreto também destacou comportamentos que fragilizam a segurança na rede, como senhas fáceis de adivinhar, uso de informações pessoais óbvias nas senhas e o hábito de utilizar as mesmas senhas em várias plataformas. Ele enfatizou a importância do uso de autenticadores que exigem um código enviado ao celular para acessar contas online.
Outra medida de segurança mencionada foi a orientação para nunca clicar em links recebidos de estranhos pelas redes sociais ou por e-mail. Barreto também alertou para o perigo das redes wifi abertas e da exposição excessiva de informações pessoais nas redes sociais.
Além disso, foi lançado um conjunto de cartilhas pelo NIC.br, Safernet e portal Gov.Br, com o objetivo de orientar idosos, crianças e adolescentes sobre como se proteger melhor na internet e aumentar a segurança online. Mais informações sobre esse lançamento podem ser encontradas no site do NIC.br.
Nenhum comentário