Page Nav

HIDE

Últimas

latest

Ads Place

Início do Outono traz alerta de fortes chuvas em diversas regiões do país, com o fim do Verão

À medida que o verão dá seus últimos suspiros, o Brasil se prepara para enfrentar um período de transição meteorológica com o início do outo...


À medida que o verão dá seus últimos suspiros, o Brasil se prepara para enfrentar um período de transição meteorológica com o início do outono nesta quarta-feira, 20 de março. No entanto, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a entrada da nova estação não será marcada pela amenização do clima, mas sim por um alerta de fortes chuvas em diversas partes do país.

De acordo com especialistas, a última semana do verão e os primeiros dias do outono serão caracterizados por uma combinação explosiva de calor e umidade, criando condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas em várias regiões, especialmente no centro-norte do Brasil.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades no extremo norte do país, resultando em pancadas de chuva que poderão superar os 100 milímetros em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Tais precipitações, além de volumosas, podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, alerta o Inmet.

No Centro-Oeste, a previsão é de chuvas mais regulares, com destaque para os estados de Mato Grosso e Goiás, onde os volumes poderão alcançar até 70 mm/dia. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser mais irregular, com média de 40 mm em 24 horas.

A região Nordeste também não escapará das precipitações intensas, com áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará podendo registrar acumulados de até 100 mm/dia. No entanto, no leste da região, as chuvas tendem a ser menos intensas se comparadas com períodos anteriores.

Previsão de chuva para a semana de 18 a 25/03/2024. Foto: INMET – Inmet

 
Já no Sudeste, a previsão aponta para um aumento da chuva em locais como o estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia. Chuvas mais intensas, eventualmente acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, não estão descartadas.

Por fim, a região Sul também enfrentará temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde o total de chuva pode chegar a 80 mm.

Com a chegada do outono, o Brasil se prepara para uma estação de transição, onde fenômenos adversos como nevoeiros, geadas, neve e friagens poderão ser mais frequentes, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Assim, fica o alerta para que a população esteja atenta às condições climáticas e tome as devidas precauções diante da possibilidade de eventos extremos durante esta mudança de estação.


* Com informações da Agência Brasil e imagem de Rovena Rosa

Nenhum comentário

Latest Articles